SOBRE A RCM
Pedro Canário/ES, planejamento 2020 a 2040
28/06/2020 09:25 em Novidades

Município canariense, 36 anos depois de emancipado, precisa ser repensado

Pedro Canário(ES) 

*Opinião Rádio Cristal Mais

Um Plano Estratégico e Estrutural é a receita para a população de Pedro Canário, norte do estado do Espírito Santo, encontrar o rumo para o desenvolvimento.

Não é mais possível pensar nossa cidade a cada quatro anos e administrá-la pensando puramente em eleição. Precisamos debater e criar um projeto para os próximos 20 anos com extrema urgência.


Posicionar Pedro Canário como um município regional e competitivo é a principal meta que deve ser alcançada em um Plano Estratégico e Estrutural que já podemos chamar de “Pedro Canário 2040”, e que deve ser implantado no município.

O resultado efetivo de idéias e ações deverá ser apontado através de consultas populares, seminários, encontros e audiências públicas que certamente dará base legal ao seu desenvolvimento. É imprescindível também, ampliar o diálogo e envolver o governo do estado que deverá dar o apoio necessário.

Tendo em vista a forma como Pedro Canário foi administrado nos últimos 36 anos, esse é um sonho alto para os padrões culturais e políticos em nossa terra, mas indispensável para que possamos ter um crescimento com qualidade de vida. Não é possível mais pensar a nossa cidade a cada quatro anos e fazer gestão pensando somente na próxima eleição. Temos que pensar nas próximas gerações, e por isso, um planejamento para os próximos 20 anos passa a ser uma questão de obrigação social e cidadã para os políticos que foram eleitos para nos representar até aqui e os que serão eleitos ou reeleitos na  eleição deste ano. Lembramos que esse projeto, trata-se de um passo primordial nos dias atuais e que não podemos abrir mão.

Entre várias opiniões e idéias efetivas, certamente serão destacadas as novas regiões para o crescimento municipal e que estabelecerão o desenvolvimento integrado da sede, distrito, vilas e zona rural.

Alguns temas que poderão ser discutidos: implantação do pólo industrial, escolas de tempo integral, desenvolvimento agrícola com a ampliação da fruticultura, racionalização de barragens, reflorestamento dos rios e nascentes, ampliação dos investimentos em educação e cultura, fortalecimento da política municipal para o desenvolvimento econômico e inclusão social, entre outros.

COMPROMISSO - Os temas citados, se bem planejados, serão indutores desse desenvolvimento que todos nós almejamos. O Plano Estratégico e Estrutural – Pedro Canário 2040, terá por objetivo alcançar mais qualidade de vida, e oportunidades econômicas mais diversificadas não só para a sede, mas também para as regiões que compõem o município. As idéias e propostas a serem discutidas, terão como premissas, estabelecer um planejamento de longo prazo; respeitando principalmente nossas tradições e preservando a diversidade cultural conquistada pelo município, desde antes de sua fundação, com as chegadas de diversos moradores oriundos de outros estados e que hoje, se firmam como ilustres CANARENSES que estão nos ajudadando a desenvolver o nosso município.

'Pedro Canário-ES, 2040' - É preciso planejar e executar com extrema urgência, pois não é mais admissível em 36 anos de emancipação, não enxergarmos o atraso em que estamos, por não termos priorizado obras tão importantes, umas não começadas e outras deixadas de lado, a saber: terminal rodoviário, barragem sobre o rio itaúnas, asfalto para Floresta do Sul, edifício da prefeitura, teatro, museu, polo empresarial, abatedouro público, estádio municípal, ginásio poliesportivo na sede, entre outras.


*Adilson Kfu - 28/06/2020 - Rádio Cristal Mais, 02 anos em 07/07/2020.

Clique no player acima e ouça a nossa rádio

Clique em Menu e veja mais notícias, vídeos, fotos, etc

Tá na Cristal, tá legal!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!