SOBRE A RCM
Taquaras e Cristal em busca do desenvolvimento
07/02/2020 09:46 em Novidades

36 anos depois da amancipação do município de Pedro Canário, o Distrito de Cristal do Norte e a Vila de Taquaras - região oeste do município - ainda estão atrás do tal desenvolvimento, que infelizmente, chega na velocidade de uma tartaruga

Cristal do Norte - Enquanto a SEDE do município já conta com uma boa estrutura de empresas e orgão públicos, o interior, com exceção da educação básica, não tem praticamente nada que possa deixar os munícipes mais felizes. Mesmo sabendo dos limites economicos do município canariense, a população fica sem entender o descaso histórico dos governantes -provavelmente por falta de planejamento - o que afeta a segurança pública, iluminação, saneamento básico, empregos, etc.

Quando Pedro Canário se transformou em município em 1983, os coordenadores do processo de emancipação esqueceram de perguntar para os moradores de Cristal do Norte e Taquaras se eles queriam pertencer ao novo município ou então à Montanha.

IGREJA MATRIZ DE CRISTAL DO NORTE

Muitos moradores dizem ter certezas que se fossem de Montanha, estariam bem melhor em todos os aspectos. A Vila de Taquaras então, é um caso fora do normal, pois até os dias de hoje, a água por lá é um desafio constante para seus insistentes moradores. A iluminação então, nem se fala!!

VILA DE TAQUARAS

Em 2013, aconteceu uma importante reunião na região para que os moradores dos dois locais apresentassem suas "demandas" para que a prefeitura, ao longo do tempo, pudesse tomar as devidas providências dentro das limitadas disponilibilidades economicas, que infelizmente é a nossa realidade até hoje, ou seja, PEDRO CANÁRIO É UM MUNICÍPIO POBRE!

Veja a seguir, o conteúdo extraído do site da prefeitura do município que trata sobre o assunto "demandas" citada acima:

"DIRETO DA REDAÇÃO - PEDRO CANÁRIO [30 ANOS] Pedro Canário – Os Distritos de Taquaras e Cristal do Norte enviaram seus representantes e diversas reivindicações foram durante a 4ª Audiência Pública do Orçamento Participativo. O encontro aconteceu dia 15/10, no Centro Comunitário, em Cristal do Norte, e reuniu dezenas de moradores e lideranças comunitárias. Marcaram presença o prefeito Antônio Wilson Fiorot, vice José Reinaldo Fim Camporez, vereadores, lideranças comunitárias, secretários municipais, empresários, produtores rurais, professores e estudantes. A audiência concluiu 48% de abrangência das 21 localidades a serem visitadas pelo prefeito. As próximas audiências acontecerão nos bairros Saturnino Mauro e Arai, finalizando os debates sociais. No próximo dia 30, o Executivo deverá encaminhar à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do Orçamento Participativo, que reúne as reivindicações apresentadas pela população. Fiorot abriu a noite de debates destacando a importância das audiência e como os moradores podem colaborar com a gestão. Lembrou os desafios do seu mandato, que, segundo o prefeito, encontrou diversas dívidas e obras paralisadas. Fiorot anunciou metas e a realização de obras ainda este ano. Os moradores seguiram a noite apresentando as reivindicações e esquentaram os debates com temas polêmicos vivenciados pelas comunidades. O encontrou terminou com leitura bíblica e momento de oração. Conheça abaixo as principais reivindicações apontadas pelas comunidades de Taquaras de Cristal do Norte: IV AUDIÊNCIA PÚBLICA DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO (DISTRITOS DE TAQUARAS E CRISTAL DO NORTE) Dia: 15/10/2013 (Terça-Feira) – Horário: 19:30 Local: Centro Comunitário (Igreja Católica) – Cristal do Norte PRIORIDADES APONTADAS PELO DISTRITO DE TAQUARAS - Reabertura da extensão do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) - Limpeza urbana nas ruas e logradouros - Reforma da Escola Taquaras - Contratação de profissionais da educação - Iluminação pública em ruas deficientes - Funcionamento da Nova Creche de Taquaras - Construção de playground na nova Creche de Taquaras - Calçamento de ruas e redes de esgoto - Escritura pública de terrenos locais - Melhorias na segurança pública PRIORIDADES APONTADAS PELO DISTRITO DE CRISTAL DO NORTE - Calçamento da Rua Ipanema e outras - Contratação de 5 garis e capina de ruas - Funcionamento do Posto Policial (viaturas, policiais, serventes) - Instalação de câmeras de videomonitoramento - Calçamento de ruas e redes de esgoto em Novo Loteamento - Reforma da Creche de Cristal do Norte - Contratação de enfermeiros e dentistas à Unidade de Saúde - Desvio de trânsito urbano de carretas."

Como afirmado, o texto acima datado em 17/10/2013, está no site da prefeitura do município.

De qualquer forma, você que mora no município pode observar que, com todas as dificuldades economicas canariense, algumas das reivindicações acima já foram atendidas, e outras, a população ainda está aguardando.

Texto: Adilson Kfu

Fotos: Internet

Conteúdo em aspas: PMPC

Clique no player acima e ouça a nossa rádio

Clique em MENU e acompanhe outras notícias

SEJAM BEM-VINDOS!

Tá na Cristal, tá legal!

 

 

COMENTÁRIOS