SOBRE A RCM
Mais previsões: O tempo Lisboa
PEDRO CANÁRIO/ES em destaque no JORNAL A GAZETA de hoje
14/10/2019 09:21 em Novidades

Quase metade dos municípios do ES paga professores abaixo do piso salarial

Levantamento exclusivo mostra que 35 municípios desrespeitam lei do piso salarial; mesmo diante do cenário, educadores trabalham com amor

  • Iara Diniz  / A Gazeta / 14/10/2019

LEI DO PISO SALARIAL

 

Pela lei, nenhum professor que trabalha 25 horas semanais deveria ganhar menos do que R$ 1.598,59 no país. Esse valor corresponde ao piso salarial - valor mínimo pago a um profissional -, reajustado em 2019. Porém, não é isto que acontece em quase metade dos municípios do Estado, de acordo com apuração feita pela reportagem.

Pedro Canário, no extremo norte do estado é um dos munícipios que não cumpre o que determina a lei. Veja no gráfico abaixo, o município PAGA o 7º pior PISO SALARIAL do estado para os professores.

Foram três meses de trabalho para traçar o cenário da remuneração nas redes municipais de ensino. Todas as 78 prefeituras foram procuradas e apenas Marataízes não informou os dados. O levantamento mostrou que 35 municípios não respeitam o piso, 23 seguem rigorosamente a lei e outros 19 pagam acima do piso nacional.

Mas mostrar a realidade dos professores exigia ir além dos dados, e, por isso, a reportagem percorreu alguns municípios. Por trás dos números, encontramos profissionais com anos de carreira e também aqueles que acabaram de começar. Muitos já cansados, sem perspectivas. Outros ainda motivados, mesmo com a baixa remuneração.

 

Veja a matéria completa em: www.agazeta.com.br 

 

Clique no player acima (OUVIR RÁDIO) e acompanhe a nossa programação.

 

COMENTÁRIOS