Enquanto você lê as nossas notícias,
clique no PLAYER acima e ouça a nossa rádio.
Seja bem vindo(a).
Pedro Canário (ES)
Pedro Canário 35 anos, 23/12/2018
Por Adilson Kfu / ADM CN
Há mais de 60 anos, os nossos pais deram origem neste estado, ao povoado do “Novo Horizonte”. Um povoado concebido na esperança, na simplicidade e no trabalho incansável de cada um, para que hoje, já emancipado politicamente e nomeado “município de Pedro Canário", pudesse estar comemorando seus 35 anos nesse mês de dezembro 2018.
As condições apropriadas para termos as oportunidades reais de nos desenvolver, foram criadas nos primórdios de 1983, cabendo a cada um de nós continuar essa busca pela evolução pessoal que reflita em uma sociedade canariense mais justa e desenvolvida. Infelizmente nem tudo saiu como planejado ou sonhado pelos fundadores e pela população, que historicamente sofre quando busca no município os serviços públicos básicos: saúde, segurança e educação com mais qualidade.
O que percebemos e sentimos na verdade é que hoje, todos nós ainda pagamos caro pelas ações equivocadas de "algumas" pessoas que tiveram o privilégio de governar essa terra no passado e que provavelmente, tenham usado “alguns” dos percentuais arrecadados equivocadamente ou em alguns casos, para seus benefícios pessoais.
Infelizmente, muitos dos nossos nobres fundadores, que hoje já se encontram em seus campos de derradeiro repouso, não conseguiram ver essa terra numa situação melhor, mas tenho fé que nossa geração ainda irá conseguir.
É perfeitamente conveniente que cada um continue fazendo sua parte, para que possamos romper esse tempo de atraso que ainda nos encontramos, pois é na união, na fé e no trabalho que conseguiremos melhorar nossa situação - não somos inferiores a nenhum outro município da vizinhança, e podemos também!
Então, o passo que era aparentemente impossível foi conseguido: emancipamos de Conceição da Barra, e como sabemos, isso já tem 35 anos! Cumpre-nos a partir de agora, recomeçar essa obra que está inacabada, e que as lutas dos nossos veneráveis do passado nos inspirem maior devoção à causa pela qual sonharam - que todos nós, com a graça de Deus, possamos lutar primeiramente pela orientação e o empoderamento dos canarienses menos escolarizados, de forma que assim, com mais independência e conhecimento de causa, seja possível buscarmos a nossa verdadeira emancipação.
Viva Pedro Canário-ES, 35 anos de emancipação!