SOBRE A RCM
O Segredo do Sucesso Financeiro
31/05/2020 15:40 em Finanças

 O tempo passa bem rápido, comece agora, seu “eu do futuro” agradece

 

       Essa é uma sequoia, ao decorrer da nossa  conversa quero que se lembre que ela já foi uma semente bem pequena que alguém plantou. 

Um dia compreendi que a melhor coisa a se fazer é cuidar do seu futuro, não podemos depender do governo para garantir isso, olhe em sua volta, quantos aposentados trabalharam a vida toda (ou ainda trabalham) e têm uma vida boa, sem preocupações com dinheiro, viajando e curtindo? 

Você quer entrar nessa fila? (Isso se ela ainda existir até lá)

 Para evitar esse problema que afeta 99% dos aposentados (pesquisa do IBGE de 2008), o melhor seria entender como as pessoas que estão no 1% fizeram para alcançar a tal liberdade financeira, concorda? 

 Já pensou em não ter que acordar contando os dias para receber o pagamento? Que desaparece da sua mão em poucos dias, ou até em minutos. Muita gente vive assim, sem se preocupar, só precisaram seguir algumas regrinhas no dia-a-dia, se organizar melhor e pensar no futuro.

 Quando você fala em futuro, muitas pessoas dizem: “Pra que vou guardar dinheiro se posso morrer amanhã?”, bem, vamos ser sinceros, sua chance de estar vivo(a) amanhã é bem maior do que a de morrer.

 Esses dias estávamos vendo a abertura da copa de 2010 na África do Sul com aquele golaço do time sul-africano... lembra? Pois é, isso foi há 10 anos. Já pensou o que poderia ter acontecido na sua vida se você tivesse tomado a decisão de cuidar melhor do seu dinheiro? 10 anos não é pouco tempo, se tivesse guardado 10, 20 ou 30% do que ganha mensalmente, você estaria mais tranquilo(a) hoje? Qual valor você teria guardado? Daria para comprar alguma coisa que na época você não precisava e hoje é necessário?

 Não precisa se preocupar e se desesperar porque não fez nada a respeito, 10 anos vão passar de novo, de novo e de novo. Você não deixará de fazer nada que goste para garantir o futuro, basta seguir o passo a passo que vou te apresentar e começar AGORA!

 

A Importância da educação financeira

 

A educação financeira não proporciona só o dinheiro, mas sim os benefícios que ele pode trazer se for usado da maneira correta. Você não fará isso por ganância ou amor excessivo ao dinheiro, mas sim para ter mais qualidade de vida, tranquilidade e saúde. É poder ter um conforto maior em casa, planejar uma viagem com a família, levar o(a) namorado(a)/cônjuge para um jantar bacana e aproveitar a vida sem ter que pensar: “Como eu vou pagar isso?”.

 Toda vez que você guarda dinheiro, está comprando tempo no futuro. Pensa comigo: se você trabalha com a carteira assinada, seu salário é pago baseado no tempo que você gasta trabalhando, então, quando você guarda dinheiro, está “se pagando” um salário para que no futuro não precise trabalhar (ou sei lá, vender sua arte na praia). Ainda não vou entrar no mérito de que esse salário do futuro vale MUUUUUITO mais do que o que você guardou hoje.

 O que quero te passar é bem simples no papel, você só precisa gastar menos do que ganha e guardar dinheiro. Para ser mais específico, você vai aprender a “se pagar” antes de pagar os outros. O melhor empregado que existe no mundo é o dinheiro, coloque ele para trabalhar, você não precisa pagar salário e ele nem reclama... não se preocupe, esse assunto fica junto com aquele do dinheiro valer mais, na nossa próxima conversa falaremos sobre isso. Por enquanto vamos começar a organizar a casa.

 

Organização

 

Para ter liberdade para aproveitar a vida, você precisa entender para onde seu dinheiro está indo. Não precisa ter um app ou uma planilha super moderna, pode ser até em uma folha de papel, o importante é registrar suas despesas para entender onde está gastando mais do que deveria.

 “Mas Lucas, como vou saber onde estou gastando mais do que deveria?”

 Primeiro: você precisa listar as coisas que são essenciais na sua vida. Você não consegue viver sem comida, casa, energia, água, internet e por aí vai. Não se engane, o que é essencial para você pode não ser para outras pessoas e vice-versa, o Netflix pode ser essencial, a festa do final de semana, um celular novo, um carro... tudo depende do que você gosta de fazer ou precisa. O que não pode acontecer é tudo ser essencial, faça uma lista em ordem de prioridade, você vai perceber que algumas coisas são muito mais importantes que as outras e que você pode eliminar as desnecessárias.

 Após separar o que é essencial, sua segunda atribuição será colocar todos os outros gastos na parte “extra” e anotar o seu salário, deve ficar mais ou menos igual a essa imagem:

 

 

Sabe por que marquei aquele valor em amarelo e escrevi “importante”?

 No futuro essa ordem da esquerda vai mudar um pouco, pois aquele é o valor que vai te dar tranquilidade no futuro e a liberdade para fazer muitas coisas. Hoje você ainda não sabe em que vai usá-lo, mas tenha certeza de uma coisa, todos nós precisamos desse valor no futuro, seja para uma emergência, uma despesa médica, para viajar ou até para comprar um imóvel. Aquele valor sem importância e pequeno, no futuro pode ser sua casa própria, seu carro ou o mais importante de todos, uma fonte de renda e segurança.

 Independência financeira não está ligada à compra de vários bens para mostrar para os outros que você pode comprar, mas sim em ter liberdade e tranquilidade para aproveitar a vida. Preciso que entenda o motivo para melhorar sua organização financeira, por isso repeti esse conceito algumas vezes.

 

Como disse no título do texto “é bem simples e idiota”, você não precisa ser um gênio da matemática, economista ou rico, o principal é ter controle emocional e aprender a priorizar. Na nossa próxima conversa vou falar mais sobre algumas coisas importantes para alcançar a liberdade financeira:

  • Gastar menos do que ganha (ou ganhar mais);
  • Ter uma reserva para emergências;
  • Pensar no seu futuro e de sua família – Investir. 

 

Imagine ter um “porto seguro”, que garanta seu sustento e o de sua família independentemente de como as coisas estão no trabalho ou até de um próximo coronavirus. Pois bem, vem comigo... vou chegar lá e estou querendo te ajudar a ir também.

 _______________________________________________________________________________

 

Começando a falar sobre Investimentos (Spoiler de um dos próximos assuntos)

 

Investimento é uma coisa simples que o “sistema” faz parecer super complicada para te deixar de fora, não precisa ser rico nem um gênio para investir, na verdade fazer isso desde quando se tem pouco que torna as pessoas ricas. Como disse anteriormente, não vou te ensinar a fórmula mágica para fica rico daqui há um ano, vou te mostrar como faço para que isso aconteça em 15-30 anos.

Como diria W. Buffett: “Ficar rico é fácil, o problema é que ninguém quer ficar rico devagar!”.

Só pra deixar claro: ser rico não é só ter um monte de carros importados, casas e outros bens materiais, acredito que está mais ligado a ter o controle sobre sua vida, ao fato de poder se dar ao luxo de procurar algo que goste para fazer pelo resto da vida. Pense comigo, ter a oportunidade de procurar algo que goste para trabalhar, abrir um negócio com uma ideia que você acredita ser boa ou até não trabalhar, são coisas que a grande maioria das pessoas sequer pensa ser possível, acham que é coisa de filme ou novela. A maior parte da população tem que matar um leão por dia e pegar qualquer emprego que apareça, porque nunca foi fácil, muito menos agora.

Sou um pouco preguiçoso, não sei se essa é a palavra certa (para começar a fazer esse texto deu um trabalho que você não tá ligado), mas isso acaba sendo bom em alguns aspectos, tento sempre deixar as coisas de uma forma que eu não tenha que me esforçar tanto para chegar a um objetivo, para explica melhor: antes de fazer qualquer coisa, “perco” tempo aprendendo a deixar o caminho o mais fácil possível e só depois começo. Nos investimentos não é diferente, prefiro fazer o que deu certo para os outros e levar mais tempo, do que passar 24h por dia paranoico tentando ficar rico da noite pro dia, a chance de isso dar certo é muito pequena e na contramão a chance de dar merda é bem grande.

Resumindo (e repetindo porque essa parte é importante): no quesito investimento, prefiro seguir o caminho mais fácil e com uma chance muito maior de dar certo, mesmo sendo o mais longo.

_______________________________________________________________________________

 

O que achou da leitura? Deixe um comentário se gostou de algo, se identificou ou quer ler mais sobre algum assunto específico.

Abraços e até a próxima.

 

Lucas Ferraz

26 Anos

Especialista em Finanças – IBMEC

Especialista em Investimentos – Anbima

 

Próximo artigo: Os Pilares do Sucesso Financeiro

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!