SOBRE A RCM
LINHARES/ES: “Saio do MDB em novembro”, diz Guerino Zanon que vai disputar o governo do ES
26/10/2021 11:29 em Novidades

Clique no PLAYER acima e ouça a programação da sua Rádio Cristal 24 horas por dia

03 ANOS ON-LINE!

Depois de 26 anos filiado, disputando eleições municipais e estaduais por um único partido, o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, vai deixar o MDB. Ele bateu o martelo e já marcou data para sua desfiliação: “Saio do MDB em novembro (mês que vem)”, afirmou Guerino.

O prefeito de Linhares/ES é cotado para a disputa ao governo do Estado no ano que vem e deixa o partido, comandado pela senadora Rose de Freitas, por não encontrar espaço para concorrer. Sob a presidência de Rose, o MDB tem caminhado próximo ao governo do Estado e, pelo que sinaliza, deve apoiar a reeleição do governador Renato Casagrande (PSB).

“O MDB é um partido histórico, que esteve presente nas lutas democráticas, nas lutas de conquistas da população. Toda minha história, todas as minhas eleições foram disputadas pela legenda que eu me filiei em 1995. Eu gostaria de permanecer, mas não posso. A Rose tem compromisso com o atual governador”, justificou Guerino.

Questionado sobre qual será seu novo abrigo partidário, o prefeito disse que ainda não definiu. “Só sei que saio do MDB”. Na semana passada, o presidente do PSD, Neucimar Fraga, disse à coluna que conversou com Guerino sobre uma possível filiação. Mas o prefeito não deve se filiar por agora. “O PSD é um partido que eu me sentiria bem, mas não tenho definição com relação à legenda ainda. Quero manter as portas abertas, mas definição só depois da minha desfiliação”, disse Guerino.

Candidatura ao governo

Embora todo o mercado político esteja acompanhando as movimentações dos cotados para a disputa ao governo do Estado, o prefeito reeleito de Linhares não pretende tratar disso agora. 

Pelo menos não publicamente. “Não está na minha hora de falar sobre a eleição do ano que vem. Eu estou na gestão do município (Linhares). Vou esperar mais”. Nos bastidores, porém, as articulações estão ocorrendo, não só com dirigentes partidários, negociando eventual filiação, mas também com outros agentes políticos e também concorrentes ao Palácio Anchieta.

Conforme noticiado pela coluna ontem, o ex-deputado Carlos Manato, que também ensaia uma candidatura ao governo, já teria se reunido com Guerino pelo menos em duas ocasiões. “No meu horário noturno, nos finais de semana, tenho conversado com algumas lideranças e partidos. Não tenho arestas com ninguém, estou na vida pública há 26 anos e minha relação sempre foi muito boa com todos”.

Guerino estaria bem próximo do ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos e do presidente da Assembleia, Erick Musso. Em comum, os três caminham para o lado oposto ao do governador Casagrande.

As estratégias

A leitura que os emedebistas fazem do partido é que a presidente, a senadora Rose de Freitas, sinaliza que caminhará com o governador Renato Casagrande rumo à reeleição. Dele. Isso porque ainda não haveria a garantia que, em troca do apoio recebido, Casagrande apoiaria a senadora à reeleição.

Nos bastidores, o governador estaria incentivando a candidatura ao Senado de vários nomes políticos. Assim como, há quem diga, que o ex-governador Paulo Hartung, que é cotado para o Senado, estaria incentivando vários nomes a disputar o Palácio Anchieta.

É certo que o MDB é um partido grande, com um dos maiores tempos de TV e uma fatia gorda de recursos dos fundos que financiam as campanhas. Mas com uma só vaga ao Senado no ano que vem, a disputa tende a ser acirrada. Principalmente entre os aliados do governador.

Fotos panorâmicas da cidade de Linhares, onde o Guerino Zanon é o atual prefeito (SITE PML)

Fonte: Jornal on-line Folha Vitória - www.folhavitoria.com.br

TÁ NA CRISTAL, TÁ LEGAL!

 

COMENTÁRIOS