Clique no player e ouça a nossa rádio.
Seja bem-vindo(a)!
Rádio Cristal Mais, 7 anos on-line, 24h por dia.
A Prefeitura de Jaguaré foi contemplada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – Cepdec, com três novos pluviômetros automáticos. Os três aparelhos passam a fazer parte da estrutura da rede de observação que tem o objetivo de monitorar riscos de desastres de origem hídrica do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – Cemaden. O pluviômetro é uma plataforma de coleta de dados meteorológicos usado para medir, em milímetros, a quantidade de chuva que atingiu determinados locais durante certo tempo.
Os novos pluviômetros, que são plataformas de coleta de dados, foram instalados na última sexta-feira, 26, e estão localizados no distrito de Nossa Senhora de Fátima (no Centro de Educação Infantil Municipal – Ceim Fátima), no Bairro Seac (ao lado Unidade Básica de Saúde) e em Barra Seca (na Unidade de Saúde). A Defesa Civil estadual fará o acompanhamento em tempo real da quantidade de chuvas acumuladas no município. Com esses, agora são quatro o número de pluviômetros instalados no município. O primeiro foi instalado em 2022, próximo ao galpão da Prefeitura.

Importância estratégica
O pluviômetro mede com precisão a quantidade de chuva que atingiu determinado local sendo, dessa forma, crucial para a gestão de recursos hídricos, o planejamento agrícola, a previsão e o controle de desastres naturais. Os dados de precipitação captados permitem melhor gerenciar a água e auxilia na tomada de decisões sobre plantio e irrigação, prevenção de inundações e secas, e o desenvolvimento de modelos científicos e urbanos mais precisos.
Fonte: PMJ - Prefeitura Municipal de Jaguaré-ES