SOBRE A RCM
Mais previsões: O tempo Lisboa
VITÓRIA/ES: Rede de fibra óptica do governo do estado avança e chega a 33 municípios
28/08/2023 08:56 em Tecnologia

Clique no player acima e ouça a nossa rádio 24h por dia.

Seja bem-vindo(a)!

Considerado um direito constitucional de todo um cidadão e um dever do estado, o acesso à informação - especialmente por meio da internet - vem crescendo no Brasil. Segundo dados do levantamento realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o número de usuários já chegou a 149 milhões no país.

O apoio de iniciativas que visam democratizar o acesso à internet, levando conectividade até as regiões mais distantes dos grandes centros urbanos tem sido fundamental para que essa transformação digital ocorra. No Espírito Santo, a iniciativa do governo do estado por meio do Projeto ES Digital proporcionou a chegada da rede de fibra óptica a 33 municípios. Destes, 27 estão localizados no interior do estado.  

Segundo o governo do estado nos últimos dois anos, houve um avanço de 229 pontos, em virtude do Projeto ES Digital. O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

De acordo com o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio, a iniciativa tem por objetivo promover a transformação digital no estado e melhorar a qualidade de atendimento dos serviços públicos nas áreas essenciais, tais como educação, saúde e segurança.

“O projeto tem como objetivos interconectar e apoiar a convergência das plataformas de gestão de dados administrativo estratégica do governo do estado, promover meios para melhor acesso à informação e otimizar a prestação de serviço aos cidadãos, contribuir para o fortalecimento da gestão pública mediante o desenvolvimento digital do governo do estado do Espírito Santo e por fim, aumentar a satisfação em gerar economia na utilização dos serviços públicos”, explica.

O presidente do Prodest ainda destaca as vantagens para os municípios ao contarem com uma rede de fibra óptica.

“A rede fibra óptica de alta velocidade oferece uma série de vantagens para o município. Vou citar 2 exemplos: aumento da eficiência da administração pública, as redes permitem a implantação do sistema de informação e comunicação mais modernas, podem contribuir para automatização desses processos com advento da interconexão da rede. A redução da burocracia, melhoria da comunicação entre os servidores públicos e a melhoria da qualidade dos serviços públicos. A rede permite o desenvolvimento de novos serviços digitais que podem melhorar a qualidade de vida do cidadão”, afirma.

Segundo o presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo, a implantação de pontos da rede de fibra óptica em todo o estado deve ocorrer até o final do primeiro semestre de 2025.

Reportagem: Landara Lima | BRASIL61

 

COMENTÁRIOS