SOBRE A RCM
Mais previsões: O tempo Lisboa
MUCURI/BA: Na área da saúde, município está em outro patamar em relação aos vizinhos
09/06/2023 09:11 em Tecnologia

Clique no PLAYER acima e ouça a nossa rádio ao vivo, 24h por dia.

Mucuri/BA realiza mais 11 cirurgias de vesícula por vídeo e zera fila de espera

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, em colaboração com o Hospital São José de Itabatã, mantém o cronograma de realização de cirurgias de colecistectomias videolaparoscópicas, ou seja, cirurgias de vesícula por vídeo. Nesta última segunda-feira (29/05), foram realizados, com sucesso, mais 11 procedimentos cirúrgicos desse tipo, que apresenta vantagens em relação à técnica convencional aberta, sendo menos invasiva e proporcionando uma recuperação mais rápida para essas pessoas. Os pacientes são internados pela manhã e já recebem alta na manhã seguinte.

Esse serviço é um dos vários serviços importantes implantados em julho de 2021 pelo prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), sendo totalmente custeado com recursos próprios do município de Mucuri. As cirurgias videolaparoscópicas são realizadas com equipamentos de ponta e exigem profissionais altamente qualificados. Em hospitais ou clínicas particulares, o custo médio de uma cirurgia dessa natureza tecnológica é de R$ 15 a R$ 20 mil.

Segundo o secretário municipal de saúde, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, no início havia uma grande demanda reprimida, e os pacientes que conseguiam uma vaga para cirurgia eram encaminhados para fora do município, às vezes, até para outro estado, além de passarem por procedimentos invasivos, abertos, o que causava desconforto tanto na viagem quanto na recuperação, que era demorada.

“No início, a fila para esse serviço era imensa e preocupava o prefeito Robertinho, que se dedicou a resolver esse problema crônico na saúde de Mucuri. Através da secretaria de saúde, incrementamos a parceria com o Hospital São José, aumentamos o valor do convênio e contratamos profissionais altamente qualificados para solucionar essa deficiência na saúde pública de Mucuri. O resultado está aí: zeramos a fila”, salienta Jardim.

Pedra na vesícula, risco de morte 

As cirurgias de vesícula por vídeo são realizadas para tratar o problema da ruptura da vesícula biliar, que apresenta semelhanças com a apendicite e coloca a vida do paciente em risco devido ao potencial desenvolvimento de uma infecção generalizada. A vesícula biliar é um órgão auxiliar do fígado, responsável por armazenar e liberar a bile durante a digestão. Quando a vesícula não consegue liberar a bile adequadamente, podem se formar cálculos biliares, compostos por colesterol e cálcio, que se depositam nos dutos e podem causar problemas de saúde.

Estima-se que cerca de 15% da população desenvolva cálculos na vesícula ao longo da vida, sendo as mulheres mais afetadas, em uma proporção de um homem para cada três mulheres. Muitas vezes, esses cálculos podem ser assintomáticos.

Com a realização dessas cirurgias videolaparoscópicas de vesícula, a Prefeitura de Mucuri demonstra o compromisso em oferecer serviços de saúde avançados e acessíveis à população, buscando proporcionar uma recuperação mais rápida e eficiente para os pacientes que necessitam desses procedimentos.

Mais Saúde 

No último final de semana foram realizados 24 procedimentos de endoscopias, 2 colonoscopias na sexta-feira (26/05), além de sete procedimentos cirúrgicos endourológicos no sábado (27/05). Esses serviços fazem parte dos investimentos do Governo de Mucuri desde 2021, que oferece gratuitamente exames de alto custo, reduzindo a demanda reprimida e proporcionando acesso facilitado a tratamentos que antes eram realizados fora da região. As cirurgias endourológicas têm proporcionado alívio da dor e melhoria na qualidade de vida para muitos munícipes de Mucuri.

No topo do ranking

O programa federal Previne Brasil avalia o desempenho dos municípios na Atenção Básica à Saúde, incluindo atendimentos a gestantes, odontologia, testagem de ISTs, tratamento de hipertensão, diabetes e outros procedimentos. O município de Mucuri, sob a gestão do prefeito Robertinho, obteve significativas melhorias na saúde pública, elevando sua posição no ranking do programa. Investimentos estratégicos foram realizados, como a implantação da primeira maternidade, cirurgias de alta complexidade, mutirões de saúde e ampliação da frota de veículos e ambulâncias. O resultado dessas ações reflete-se nos indicadores do governo federal, mantendo Mucuri no topo do ranking de qualidade da saúde pública na região extremo sul da Bahia.

Fonte: PMM - Prefeitura Municipal de Mucuri/BA

www.mucuri.ba.gov.br

COMENTÁRIOS