SOBRE A RCM
Mais previsões: O tempo Lisboa
SOORETAMA/ES: Café Maratá e outras 7 empresas vão gerar mais de 1000 empregos no município neste ano
22/03/2023 13:31 em Finanças

Seja bem-vindo(a)!

Clique no PLAYER acima e ouça a nossa rádio 24h por dia

 Baixe nossos aplicativos na Apple Store e na Play Store

Chegada de novos empreendimentos empresariais ao município foi confirmada pelo prefeito Alessandro Broedel

Sooretama deve experimentar nos próximos anos, a partir de 2023, um boom de crescimento econômico e social sem precedentes em sua história. O prefeito Alessandro Broedel (PSB) confirmou com exclusividade ao Jornal Norte Capixaba, nesta sexta-feira (6), a chegada de pelo menos oito novas empresas de médio e grande porte ao município neste ano.

Segundo o prefeito, a maior parte dessas empresas já obteve os benefícios e incentivos tributários do Governo do Estado, através do Programa Invest-ES, e iniciou a instalação de unidades em áreas industriais nos arredores da cidade.

É o caso da Indústria Alimentícia Maratá, maior do Brasil no segmento de cafés, com 16 unidades espalhadas na região Nordeste do País. Sooretama venceu a concorrência com Linhares, Jaguaré e Aracruz para atrair a empresa.

O prefeito Alessandro Broedel explicou que o fato da cidade possuir um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) menor que o das concorrentes pesou na escolha, já que o Invest-ES oferece descontos maiores nos impostos para empresas que optam por se instalar em municípios com IDH mais baixo, como forma de promover o desenvolvimento nessas regiões.

A Café Maratá iniciou os estudos para a implantação de sua fábrica em Sooretama na área da extinta KNM Metalúrgica (Ferro e Aço), próxima ao complexo da Itatiaia Móveis e à rodovia BR 101. Alessandro informou que a área foi recuperada judicialmente pela Prefeitura e cedida à empresa. A intenção, revelou o prefeito, é lançar a pedra fundamental da indústria no aniversário da cidade, no final de março.

O grupo sergipano planeja implantar duas unidades no município. A primeira, de imediato, será a fábrica para a produção de suas várias linhas cafés, em 50 mil metros quadrados de área construída, com a geração inicial de 200 empregos diretos. Em um segundo momento, a Maratá quer aproveitar a logística favorável da cidade para montar um Centro de Distribuição de sua extensa gama de produtos alimentícios para várias partes do país, conforme adiantou Alessandro Broedel.

Prefeito Alessandro Broedel e o vice Fernando Camiletti 

Outra empresa do segmento de café, a multinacional Eisa, também confirmou instalação em Sooretama. Inclusive, já adquiriu por mais de R$ 6 milhões uma área que pertencia à Itatiaia, às margens da BR 101, onde implantará sua unidade.

Alessandro ainda citou outras três empresas em fase de instalação no município: a Iluminatic, especializada em iluminação; a Petro Oil e a Petro Lins, essas duas últimas do setor petrolífero.

A Iluminatic já está construindo seu galpão industrial no bairro Alegre, próximo à outra empresa do mesmo setor instalada recentemente em Sooretama: a Luminae. Já a Petro Oil e a Petro Lins vão implantar refinarias na área de um condomínio empresarial localizado às margens da rodovia BR 101, nas imediações da base da concessionária Eco 101. A Petro Oil já está operando no município em instalações provisórias, no bairro Alegre, até que as definitivas fiquem prontas.

A expectativa do prefeito com a chegada dos novos empreendimentos é de que mais de 1000 empregos diretos sejam gerados em Sooretama já neste ano de 2023, desde o processo de instalação até o início do funcionamento das indústrias. Esse número deve aumentar gradativamente com o crescimento natural da demanda das empresas, acredita Alessandro.

E não deve parar por aí. Na segunda quinzena deste mês, o prefeito pretende viajar ao Sul do Brasil para se reunir com executivos de pelo menos seis outras grandes empresas multinacionais que planejam instalar unidades no Espírito Santo, tendo Sooretama como uma das opções viáveis.

Paralelamente aos novos investimentos que estão chegando, outros já consolidados também ampliam a oferta de empregos no município, casos da Costanox, da Luminae e da Proteinorte Alimentos, que está implantando uma unidade incubadora para produção de pintinhos na área do condomínio empresarial, além da Itatiaia Móveis, que está ampliando seu parque fabril, com a implantação de uma nova unidade de produção.

Fonte: Prefeitura Municipal de Sooretama

COMENTÁRIOS