SOBRE A RCM
Mais previsões: O tempo Lisboa
VIANA/ES: Viana terá o menor prazo para aprovação de projetos do Brasil
27/02/2023 10:49 em Tecnologia

Seja bem-vindo(a)!

Clique no PLAYER acima e ouça a nossa rádio 24h por dia

 Baixe nossos aplicativos na Apple Store e na Play Store

Até 2022, o prazo médio para a aprovação de um projeto e emissão de alvará de obra em Viana era de 8 meses. No entanto, apostando na tecnologia, essa realidade deve mudar. Uma plataforma online, de inteligência artificial promete reduzir esse prazo para 45 dias, se tornando o menor do país.

No ano passado, o município emitiu um total de 91 alvarás de obras, sendo a maioria voltada para a construção de galpões de logística, setor que possui alta demanda em Viana.

Em 2023, com lançamento do Desenvolve Legal, sistema com inteligência artificial para aprovação de projetos que promete reduzir prazos para adesão de processos, já foram emitidos 12 alvarás de obra. 

Segundo o município, a aprovação de projetos e licenças que mais demoravam eram aqueles que geram impacto ambiental. Já para os projetos sem impacto, o prazo máximo, com o uso da plataforma, será de dez 10 dias. 

O sistema é de livre acesso para os proprietários de imóveis que estão sendo construídos na cidade, além dos arquitetos e engenheiros responsáveis pelos empreendimentos. 

Todas as consultas poderão ser feitas de maneira totalmente on-line e digital, de acordo com o prefeito de Viana, Wanderson Bueno.

“Em outros Estados, como Pernambuco e São Paulo, o prazo médio para aprovação dos projetos de uso e ocupação do solo é de cerca de um ano. Com o Desenvolve Legal, todos os projetos na cidade de Viana serão feitos de forma on-line, em tempo real e em prazo recorde”, afirmou Bueno.

Bueno ainda frisou a importância de Viana como polo logístico no Estado, pontuando que o novo sistema garantirá um ambiente de negócios seguro e ágil.

“Mais de 30% dos empreendimentos logísticos do Espírito Santo estão em Viana. Isso mostra a nossa capacidade e a nossa condição de gerar um ambiente de negócios sólido e que traz segurança para quem quer investir na cidade. A plataforma vem para garantir ainda mais celeridade e transparência para atrair ainda mais empreendimentos”, disse o prefeito.

Fonte: www.folhavitoria.com.br 

COMENTÁRIOS