SOBRE A RCM
BRASÍLIA: Inscrições para o Prouni e para o Fies começam em agosto
27/07/2022 09:02 em Tecnologia

Clique no PLAYER acima e ouça a programação da Rádio Cristal Mais 24h por dia

Baixe nosso app na Play Store ou na Apple Store

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) e para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão abertas em agosto. Os candidatos concorrerão a vagas em instituições privadas de ensino superior para o segundo semestre de 2022. As inscrições para o ProUni serão de 1º a 4 de agosto e para o Fies, de 9 a 12 de agosto. Para os candidatos que não conseguiram o cadastramento no Fies para o primeiro semestre, a complementação das inscrições postergadas ocorrerá entre os dias 27 e 29 de julho.

Maria Eduarda Lima é estudante de Publicidade e Propaganda e foi contemplada com bolsa integral pelo ProUni. Com o processo de inscrição informatizado, a estudante não teve dificuldades em acessar a plataforma. Ela já havia sido informada na escola sobre o sistema e ainda pesquisou sobre.

A dificuldade encontrada por Maria Eduarda foi a escolha da instituição, pois a sua primeira opção só possuía uma vaga com bolsa integral. Por isso, é importante ter outras opções para a inscrição, pesquisando quais as possíveis faculdades em que a inscrição pode ser feita.

“Com certeza, o mais chamativo é você ter essa oportunidade com o Prouni, que te oferece a bolsa de 100% e te dá a chance de poder estudar em uma instituição assim”, finaliza a universitária.

Requisitos para o Prouni

O candidato precisa ter realizado o Enem 2021 e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Não serão aceitos candidatos que obtiveram nota zero na prova de redação do Enem ou que participaram do exame na condição de treineiro.

Após a pré-seleção, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Com a comprovação homologada, o candidato obtém a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso desejado. Caso o candidato comprove renda mensal per capita exigida de até três salários mínimos, poderá ser selecionado para a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade.

Além dos requisitos referentes à pontuação e à renda, o candidato deve ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada. Entretanto, alunos de escola pública ou com bolsa integral ou parcial em escola privada contarão com prioridade para a pré-seleção das bolsas do Prouni.

 Requisitos para o Fies

O candidato deve ter realizado o Enem a partir da edição de 2010, obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Será necessário, também, comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Para acessar o sistema de inscrição do Fies, o candidato precisa possuir cadastro no Login Único do governo federal. Com o cadastro realizado, o candidato será direcionado diretamente para o sistema de inscrição e precisará preencher as informações solicitadas.

Estratégias para a escolha do candidato

No ingresso no ensino superior por meio do Prouni, é importante ficar atento à universidade desejada, à localidade dessa universidade e à nota mínima para entrada. Ainda que a nota mínima para inscrição seja muito acessível, as vagas são escassas e preenchidas pelos candidatos com as notas mais altas.

O pedagogo e coordenador do Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal, Tiago Diana, orienta a estratégia que deve ser seguida pelo candidato:

“É preciso ficar atento à quantidade de vagas. Existem cursos muito mais concorridos, cursos menos concorridos. Na janela de abertura, dá pra acompanhar se o candidato está dentro do número de vagas ou não. Então, a grande ideia é acompanhar se a nota está dentro do número de vagas, conforme pessoas com notas maiores entram, escolhem aquele curso. Tem que olhar, avaliar, fazer testes para ver onde a nota cabe e a aderência ao curso.”

TÁ NA CRISTAL, TÁ LEGAL!

COMENTÁRIOS